O que é a ortodontia

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais.

Tipos de Ortodontias
Existem três tipos básicos de ortodontia quando classificamos quanto o momento da abordagem, a ortodontia preventiva, a interceptativa e a corretiva. A Ortodontia Preventiva, se baseia na prevenção de possíveis problemas que podem ser percebidos em crianças durante o seu crescimento ósseo facial e durante o começo das trocas dos dentinhos de leite. Nessa ortodontia é comum usarmos aparelhos móveis.
A Ortodontia Interceptativa é uma ortodontia focada em “parar” a formação do problema. O ortodontista percebe que a criança ou adolescente está começando a desenvolver um problema e pode planejar uma forma de interceptar o problema para que ele não se instale por completo. Esses problemas podem ser de posicionamento de dentes e bases osseas, problemas respiratórios e de posicionamento lingual ou labial inadequado. Nessa ortodontia podemos usar tanto aparelhos móveis como já é possível a instalação de aparelhos fixos na parte anterior do arco. A Ortodontia Corretiva é a mais comumente vista e é aquela que foca na correção do problema já instalado. Geralmente fazemos ortodontia corretiva em adultos ou em adolescentes que já terminaram a curva de crescimento (16-18 anos). Com a maloclusão já instalada o ortodontista vai ter muito mais trabalho para reverter o problema. Muitas vezes é necessário usar algumas técnicas mais invasivas como procedimentos cirúrgicos extensos (Ex:cirurgia ortognática) ou até extrações de dentes para criação de um espaço para trabalho. Nessa ortodontia usamos, na maioria das vezes, aparelhos fixos e ainda alguns aparelhos acessórios. Podemos também fazer uso de alinhadores transparentes em alguns casos específicos.

Formação
O Especialista em Ortodontia, após sua graduação em Odontologia, para ter a especialização reconhecida e poder atuar com competência na área, deve cursar regularmente especialização lato sensu (especialização propriamente dita) e/ou stricto sensu (mestrado e doutorado), onde aprenderá sobre crescimento e desenvolvimento da face, anatomia facial, biogênese da oclusão, etiologia (causas) da má-oclusão, e
tratamentos preventivo, interceptivo e corretivo.

Ramos
A ortodontia pode ser dividida em ortodontia fixa (com braquetes e bandas coladas aos dentes) e removível (aparelhos removíveis). No adulto, quando as bases ósseas estão muito discrepantes, indica-se a cirurgia ortognática. Na criança em desenvolvimento estas discrepâncias podem ser tratadas com aparelhos fixos e em alguns casos com aparelhos ortopédicos. A ortodontia sofre constantes mudanças, principalmente relacionadas ao tipo de material utilizado no tratamento ortodôntico. Além dos diversos tipos de aparelhos utilizados (fixo, removíveis, etc.), diversos materiais são empregados nas suas composições, tornando obrigatória a constante atualização do profissional desta área.

 

Como é o aparelho estético?

Neste tipo de aparelho os brackets são feitos com materiais que imitam a cor dos dentes, por isso ficam bem mais discretos que os brackets metálicos.

Este aparelho serve para todos os casos?
Os brackets estéticos são fabricados com os mesmos parâmetros dos metálicos e podem ser usados normalmente para tratar todos os problemas ortodônticos. O que pode variar é a preferência do profissional por um determinado tipo de bracket.

Ele é menos eficiente que o convencional?
Existem estudos científicos que mostram que o atrito entre o bracket e o arco é maior no aparelho estético e isso pode interferir em alguns movimentos. Uma das soluções que já existem no mercado são os brackets estéticos com slot metálico ou o Braquete de Safira que reduzem esse problema.

Todo bracket estético é de porcelana?
Não, outros materiais podem ser usados na fabricação deste tipo de bracket, como a safira laboratorial, o policarbonato ou o policarbonato reforçado com cerâmica.

E qual a diferença entre estes materiais?
O Policarbonato (um tipo de resina plástica) é o material menos resistente dos três. Apresenta índices de descolamento e quebra maiores que a porcelana ou a safira. Mas, por outro lado, estes brackets são mais baratos que os outros oferecendo uma boa relação custo-benefício. A Cerâmica ou Porcelana é um material bastante resistente e os brackets raramente se descolam ou quebram. Esteticamente, é um material superior ao policarbonato, mas ainda com pouca translucidez, apresentando uma coloração mais opaca. É também um material mais caro que o policarbonato.

A Safira apresenta um resultado estético superior ao dos outros materiais com um aspecto translúcido que deixa o aparelho mais discreto ainda.

Estes brackets quebram ou descolam com mais facilidade?
O Policarbonato apresenta um índice de quebra e descolamento maior que os brackets metálicos. A Porcelana e a Safira normalmente descolam menos que os metálicos e dificilmente quebram.

Os brackets podem ficar amarelados com o tempo?
Depende do material. A porcelana e a safira não sofrem alteração de cor durante o tratamento, já os materiais plásticos (polioximetileno e policarbonato) podem ficar pigmentados dependendo da alimentação e hábitos do cliente (como o hábito de fumar). Além disso, é importante dar atenção à manutenção das ligaduras elásticas. Como estas borrachinhas são transparentes, é comum pigmentarem facilmente com alimentos e bebidas escuros. A troca freqüente das ligaduras vai manter o aparelho sempre com um aspecto agradável.

O arco também é da cor dos dentes?
Os arcos ortodônticos são fabricados com ligas metálicas, e não possuem as características de transparência dos materiais usados nos brackets. Há a opção dos arcos que recebem um revestimento branco como se fosse uma pintura. Arcos translúcidos fabricados em fibra foram lançados a bem pouco tempo e prometem uma estética superior, mas ainda não estão disponíveis em todos os calibres utilizados normalmente e têm algumas limitações como o fato de não aceitarem dobras.

E as borrachinhas?
As borrachinhas (ou ligaduras) são transparentes, mas ficam amareladas com bastante facilidade podendo manter a aparência de tres a quatro semanas dependendo dos hábitos alimentares. Por isso é importante que o cliente tenha acesso ao consultório para trocar as ligaduras sempre que achar necessário.

Rolar para cima
Rolar para cima
× Vamos Agendar Consulta?