Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial em Belo Horizonte
O que é ortodontia?
A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais.
Existem três tipos básicos de ortodontia quando classificamos quanto o momento da abordagem, a ortodontia preventiva, a interceptativa e a corretiva.
A Ortodontia Preventiva, se baseia na prevenção de possíveis problemas que podem ser percebidos em crianças durante o seu crescimento ósseo facial e durante o começo das trocas dos dentinhos de leite. Nessa ortodontia é comum usarmos aparelhos móveis.
A Ortodontia Interceptativa é uma ortodontia focada em “parar” a formação do problema. O ortodontista percebe que a criança ou adolescente está começando a desenvolver um problema e pode planejar uma forma de interceptar o problema para que ele não se instale por completo. Esses problemas podem ser de posicionamento de dentes e bases osseas, problemas respiratórios e de posicionamento lingual ou labial inadequado.
A Ortodontia Corretiva é a mais comumente vista e é aquela que foca na correção do problema já instalado. Geralmente fazemos ortodontia corretiva em adultos ou em adolescentes que já terminaram a curva de crescimento (16-18 anos). Com a maloclusão já instalada o ortodontista vai ter muito mais trabalho para reverter o problema.
Nessa ortodontia usamos, na maioria das vezes, aparelhos fixos e ainda alguns aparelhos acessórios. Podemos também fazer uso de alinhadores transparentes.
Ortodontia Estética
Quem quiser corrigir seus dentes sem abrir mão da estética já pode optar por algumas alternativas modernas de tratamento ortodôntico. A finalidade dos aparelhos estéticos é permitir um tratamento ortodôntico com baixo impacto na auto-estima do paciente, sem evidenciar aquele sorriso metálico interferindo nas atividades sociais e profissionais. Por isso, quem se interessa por esse tipo de aparelho, sempre fica confuso ao se deparar com a variedade de materiais usados na confecção dos bráquetes estéticos.
O policarbonato, a porcelana e a safira são os materiais usados nos aparelhos estéticos, mas a diferença entre elas nem sempre fica clara para os pacientes. O policarbonato é um tipo de resina plástica, sendo o material menos resistente dos três. Apresenta índices de descolamento e quebra maiores que a porcelana ou a safira, além de não possuir estabilidade de cor.
A cerâmica ou porcelana é um material bastante resistente e os bráquetes raramente se descolam ou quebram, sendo esteticamente superior ao policarbonato, mas ainda com pouca translucidez, apresentando uma coloração mais opaca.
Aparelho de Safira
Aparelhos de safira não são somente discretos, mas também visualmente invisíveis, reposicionando seus dentes de forma suave e rápida. Os benefícios do aparelho de safira são a agilidade no tratamento, ele é incrivelmente transparente e dá maior conforto e resistência. Não mancha, é discreto e elegante, e traz resultados extraordinários
Os bráquetes de safira são transparentes e proporcionam um resultado altamente estético. A sua translucidez, resistência e a sua propriedade de não mudar de cor tornam esse aparelho praticamente imperceptível. É ideal para pessoas exigentes, preocupadas com a estética e com o correto posicionamento dentário.
Aparelho Autoligado
O Aparelho Ortodôntico Autoligado é composto por bráquetes que não necessitam de ligaduras elásticas – as famosas Borrachinhas. Os Braquetes são pequenos acessórios ortodônticos colados sobre os dentes que servirão de suporte para os fios ortodônticos.
Sem as famosas “borrachinhas”: As borrachinhas além de facilitarem o acúmulo de bactérias, impedem a movimentação do arco, que acabam tornando o tratamento menos eficaz. Facilidade na Higienização Consultas mais rápidas: devido ao fato da facilidade para substituir o Arco e sem ter a famosa troca de borrachinhas. Maior conforto: Os bráquetes são menores que os convencionais e têm as bordas arredondadas. Totalmente estético e com cerâmica translúcida que não muda de cor.
Aparelho lingual: O aparelho invisível
O Aparelho Lingual é colocado por trás dos dentes ao contrário do aparelho convencional. Esta técnica é muito utilizada na Europa, e é uma boa alternativa quando não se deseja que os aparelhos apareçam.
A principal vantagem do aparelho lingual é a estética, pois não aparecem os bráquetes, fios nem acessórios. Outra vantagem é que durante o tratamento com o aparelho lingual não há nenhuma alteração do perfil, como por exemplo levantamento dos lábios. Além disso, o aparelho lingual não causa irritação nos lábios, como os aparelhos convencionais. Com o aparelho lingual, as pessoas só saberão que você está usando aparelho se você quiser que elas saibam, abrindo bem a boca, e mostrando as peças instaladas na face interna dos dentes.
Alinhadores Ortodônticos
Os Alinhadores Ortodônticos são placas de acetato praticamente invisíveis. Sem uso de bráquetes ou fios, essas placas baseam-se em um planejamento virtual para conduzir seus dentes gradativamente para a posição correta, até chegar ao sorriso ideal para você.
Quais as vantagens?
- Removível Pode ser removido facilmente, ajudando a preservar uma higiene bucal ideal.
- Confortável Agradável de usar, fino e sem partes metálicas.
- Higiênico Apresenta superfície lisa e fácil de limpar.
- Baixo custo/benefício Tratamento de maloclusões com custo atrativo, economicamente acessível.
- Transparente Estético, quase imperceptível e com pouco efeito na fala.
- Eficaz Permite uma correção progressiva, planejada e precisa.